O Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do governo federal foi alvo de uma suposta invasão hacker neste mês. A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o caso. O governo nega que houve prejuízo (leia nota ao final do texto).
O Siafi é uma plataforma que o governo federal utiliza para o processamento, controle e execução financeira, patrimonial e contábil. Ao longo deste mês, foram rastreados acessos indevidos ao sistema.
Há a suspeita de que houve, de forma irregular, a emissão de ordens bancárias e desvios de recursos da União.
Em nota, o Tesouro Nacional, que é responsável pelo sistema, disse não houve invasão, e sim “uma utilização indevida de credenciais obtidas de modo irregular”. Leia, abaixo, a íntegra da nota:
“O episódio não configura uma invasão, mas sim uma utilização indevida de credenciais obtidas de modo irregular. As tentativas de realizar operações na plataforma foram identificadas e não causaram prejuízos à integridade do sistema. Todas as medidas necessárias vêm sendo tomadas pela STN em resposta ao caso, incluindo a implementação de ações adicionais para reforçar a segurança do sistema. O Tesouro Nacional trabalha em colaboração com as autoridades competentes para a condução das investigações; e reitera seu compromisso com a transparência, a segurança dos sistemas governamentais e a preservação do adequado zelo das informações, até o término das apurações.”