A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta segunda-feira (8) que o governo federal pretende realizar 1 milhão de cirurgias por ano no Sistema Único de Saúde (SUS), entre os anos de 2024 e 2026. O discurso foi feito em coletiva de imprensa, no Palácio do Planalto, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de secretários do Ministério da Saúde, e do ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta.
A ministra Nísia Trindade afirmou que a meta do governo federal não é zerar as filas por cirurgia no SUS, mas agilizar o tempo de espera. “Não vamos acabar com filas, porque quando aumenta a oferta tem o crescimento da demanda. Se trata de reduzir tempo de espera, as pessoas precisam ser tratadas com dignidade, o sistema tem que resolver os problemas de saúde”, afirmou a ministra.
No primeiro ano de gestão, o Ministério da Saúde atingiu a marca de 650 mil cirurgias. Nisia Trindade detalhou que os procedimentos foram realizados até janeiro de 2024, em uma parceria com os estados e municípios.