Ouvindo...

Prazo para motoristas realizarem exame toxicológico encerra domingo (31)

O exame é obrigatório para condutores de vans, caminhões e ônibus. A penalidade para quem descumprir o prazo é multa de multa de R$ 1.467,35 e perda de sete pontos na CNH

Os motoristas das categorias C, D e E, que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencendo entre janeiro e junho, precisarão realizar o exame toxicológico até domingo (31). A falta do exame é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Quem não cumprir a exigência, poderá receber multa de R$ 1.467,35 e perder sete pontos na CNH. As multas para quem não regularizar a situação serão aplicadas a partir de 1º de maio.

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) anunciou que fará a verificação para saber se o condutor desrespeitou o prazo, por meio dos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal. Após o trigésimo dia do vencimento do exame, o condutor poderá ser multado.

Leia também

Para saber se o exame toxicológico está em dia basta acessar a Carteira Digital de Trânsito (CDT) e clicar no botão “Exame Toxicológico”. Caso esteja vencido, o condutor terá que buscar um dos laboratórios credenciados e realizar o exame toxicológico.

Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.