Ouvindo...

‘Quero que o Estado exploda’, diz Cleitinho sobre críticas à isenção de IPVA de carros com 20 anos ou mais

A ideia, de autoria do parlamentar mineiro, foi aprovada na última quarta (13). Agora, o texto segue para a Câmara dos Deputados

O senador Cleitinho (Republicanos-MG)

O senador Cleitinho (Republicanos-MG) reagiu às críticas à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que isenta do pagamento do IPVA (imposto sobre a propriedade de veículos automotores) de carros com 20 anos ou mais de fabricação. A ideia, de autoria do parlamentar mineiro, foi aprovada na última quarta-feira (13). Agora, o texto segue para a Câmara dos Deputados. Em pronunciamento na tribuna do Senado nesta quinta (14), Cleitinho disse esperar que o “Estado exploda” em reação à possibilidade de queda de arrecadação.

Assista o pronunciamento:

“Estou tendo algumas perguntas da imprensa, que ontem, até mesmo aqui na porta, falou assim: “Cleitinho, mas o estado vai deixar de arrecadar, Cleitinho”. Eu falei assim: “Eu quero que o estado exploda”. Quando o estado deixa de arrecadar, sabe o que acontece? Sabe quem arrecada? É o povo. É dinheiro no bolso do povo”, disse, completando:

“Quando você compra um carro, vem essa porcaria de IPVA. Quando você paga 20 anos de IPVA, você paga o carro duas vezes. Eu vou repetir: você paga o carro duas vezes. Aí esse tal de IPVA, sabe como é que funciona? Você vai numa estrada dentro de Minas Gerais lá, um um lixo! Você tem que ficar desviando de buraco, quando você não cai no buraco. Aí IPVA serve para quê? Não serve para nada! Nem para garantir uma estrada com decência o IPVA não serve.”

Leia também

O Senado aprovou a proposta por 65 votos a favor e quatro contrários. Agora, a proposta de emenda constitucional segue para análise da Câmara dos Deputados. Serão atingidos estados onde ainda não existe esse tipo de isenção, como é o caso de Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina.

Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.