O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), anunciou nesta quarta-feira (13), durante visita ao Triângulo Mineiro, que a primeira reunião do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM) vai ocorrer em abril.
O ministro participa de uma agenda com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro, onde a alta cúpula do governo federal acompanhou a inauguração de um novo complexo de fertilizantes do grupo EuroChem.
Veja mais:
“O aumento da produção de fertilizantes vai impactar na produção de alimentos, a nossa vocação. Vai reduzir o preço do alimento que chega na mesa do povo”, disse Silveira.
Com presidência do Ministério de Silveira, o CNPM irá assessorar o presidente da República e contará com a participação de 17 ministérios, além do Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Segundo Silveira, o Conselho vai buscar a construção de políticas públicas para fortalecimento do setor mineral, com práticas mais seguras, mais sociais, mais sustentáveis.
Uma das primeiras iniciativas levadas por Silveira ao Conselho será o Programa Mineração para Segurança Alimentar. A intenção é priorizar o mapeamento geológico do potássio, fosfato, remineralizadores e fertilizantes naturais. Na avaliação do ministro mineiro, isso é fundamental para garantir a segurança alimentar do país.
A previsão é de que sejam investidos R$ 105 milhões até 2025.
O ministro também assinou uma portaria instituindo o Plano Decenal de Mapeamento Geológico Básico e Levantamento de Recursos Minerais (PlanGeo). O documento estabelece as diretrizes e orientações sobre o planejamento e execução das atividades pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.