A deputada Carla Zambelli (PL-SP) anunciou nesta quinta-feira (7) que irá se afastar temporariamente do cargo para cuidar de questões relacionadas à saúde. Em uma publicação nas redes sociais, a parlamentar, que é aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não informou quando retomará as atividades na Câmara dos Deputados.
Carla Zambelli foi indiciada pela Polícia Federal (PF), no fim de fevereiro, no inquérito sobre a invasão hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que ocorreu em 4 de janeiro de 2023. A PF pediu o indiciamento dela e do hacker Walter Delgatti por supostamente terem cometido diversas vezes os crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.
Durante o ataque hacker, foram inseridos dados falsos no sistema do CNJ, incluindo um pedido de prisão contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.
Comunicado da equipe Carla Zambelli pic.twitter.com/HucBaM1ULF
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) March 8, 2024
A defesa da deputada Carla Zambelli negou a participação dela no crime e afirmou que a parlamentar “jamais fez qualquer tipo de pedido ao hacker Walter Delgatti para que ele invadisse os sistemas ou praticasse qualquer ato ilegal”.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.