Ouvindo...

CPI da Braskem: líder escolhe substituto de Renan Calheiros

Preterido para a relatoria, senador alagoano, que pediu abertura da comissão, avisou que não participaria mais

O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), definiu que Alessandro Vieira (MDB-SE) vai substituir Renan Calheiros (MDB-AL) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a atuação da mineradora Brakem na exploração de sal-gema e em danos ambientais em Maceió (AL).

Calheiros abandonou a investigação na semana passada depois de não ter sido escolhido relator da CPI. O senador foi quem pediu a abertura da comissão. “Não emprestarei meu nome para simulacros investigatórios e jogos de cartas marcadas. Mãos ocultas, mas visíveis, me vetaram na relatoria”, disse Calheiros.

Leia também

A CPI da Braskem iniciou oficialmente a investigação contra a mineradora na última terça-feira (27). Na data, o plano de trabalho apresentado pelo relator, senador Rogério Carvalho (PT-SE). Os primeiros requerimentos de informação foram aprovados pelos membros da CPI.

A comissão autorizou a convocação do presidente e diretor da Braskem, Roberto Bischoff, e do diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Moreira Sousa. O ex-diretor do Serviço Geológico do Brasil, Thales Sampaio, também deve ser ouvido. Esses depoimentos devem ocorrer no início de março.

Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais