Ouvindo...

Grupo de técnico deve se reunir na próxima semana para discutir destinação do Carlos Prates

O grupo técnico, formado pelo governo federal e a Prefeitura de Belo Horizonte, deve se reunir na próxima semana para iniciar as discussões sobre a destinação da área do Aeroporto Carlos Prates. A prefeitura de Belo Horizonte apresentou uma proposta para a criação de um bairro na região

Lula vai anunciar cessão definitiva de parte do aeroporto Carlos Prates para PBH

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou nesta segunda-feira (26) que o grupo de trabalho que irá discutir a destinação da área do Aeroporto Carlos Prates, fará a primeira reunião na próxima semana. A prefeitura de Belo Horizonte pretende construir um bairro na área que equivale a cerca de 80% do aeroporto desativado. “O grupo está sendo estabelecido, e deve ter a primeira reunião na próxima semana para que a gente possa, inclusive, talvez, adiantar parte das decisões equivalentes aos equipamentos sociais. Em termos da habitação e como vai ser feito, isso vai ser algo que irá demandar mais discussão, ouvindo a comunidade do entorno também, para que possa ser definida a melhor destinação daquele bairro”, detalhou a ministra.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, que também participou da coletiva de imprensa, no Palácio do Planalto, afirmou que a ideia é atrair investimentos privados. “O que nós queremos é fazer uma análise para potencializar o uso sócio econômico desta áreas de maior porte, por isso, queremos ouvir a iniciativa privada. Eventualmente, podem apresentar projetos associados, e a própria iniciativa privada, eventualmente, custear equipamentos públicos”, destacou Rui Costa.

A Prefeitura de Belo Horizonte e o governo federal assinaram um contrato de cessão gratuita de parte do terreno onde funcionava o Aeroporto Carlos Prates. A área será destinada ao Parque Público Maria do Socorro Moreira. No restante do terreno, que totaliza cerca de 450 mil metros quadrados, a prefeitura pretende construir um bairro, com novas moradias, centros de saúde, escolas, parques e áreas de lazer. O grupo técnico, formado por representantes da Prefeitura de Belo Horizonte e a União, terá 6 meses para discutir a destinação do espaço.

O governo federal lançou nesta segunda-feira (26) o programa de Democratização de Imóveis da União, que tem a finalidade de destinar, nos próximos quatro anos, cerca de mil imóveis da União para estados e prefeituras para destinação social dos espaços.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.