O advogado-geral da União, Jorge Messias, determinou neste sábado (24) a abertura de uma investigação para identificar a atuação de uma rede de disseminação de notícias falsas, as chamadas fakenews, sobre um suposto esquema de exploração sexual infantil e tráfico humano na Ilha de Marajó. O anúncio foi feito por Jorge Messias, por meio de uma publicação nas redes sociais. “Os marajoaras merecem respeito e um tratamento digno de todo o Poder Público. O Governo Federal está empenhado em apurar denúncias sérias para desarticular redes de tráfico humano e exploração sexual e infantil em todo o território nacional”, afirmou o advogado-geral da União.
Determinei à PNDD @AdvocaciaGeral que atue imediatamente na identificação de redes de desinformação, que criam desordem informacional sobre a Ilha de Marajó.
— Jorge Messias (@jorgemessiasagu) February 24, 2024
Os marajoaras merecem respeito e um tratamento digno de todo o Poder Público.
O Governo Federal está empenhado em…
O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, endossou a decisão da Advocacia-Geral da União (AGU), e afirmou que o governo não vai permitir a difamação da Ilha de Marajó, no Pará. “Não vamos permitir a difamação de uma região por oportunistas que se valem de um grave problema nacional como o da proteção de crianças e adolescentes para alavancar interesses políticos ou financeiros”, afirmou o ministro, por meio de uma postagem nas redes sociais.
É isso, Ministro @jorgemessiasagu.
— Silvio Almeida (@silviolual) February 24, 2024
Não vamos permitir a difamação de uma região por oportunistas que se valem de um grave problema nacional como o da proteção de crianças e adolescentes para alavancar interesses políticos ou financeiros https://t.co/9fs48504c4
As denúncias de exploração sexual infantil e tráfico humano ganharam repercussão, na última semana, depois que a cantora gospel Aymeê tocou no assunto durante apresentação em um reality musical. As denúncias já haviam sido feitas pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que foi ministra dos Direitos Humanos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.