O secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Gustavo Barbosa, pediu para deixar o cargo. Ele ocupava o posto desde o início do governo de Romeu Zema (Novo), em 2019. A informação foi antecipada pelo site O Fator e confirmada pela reportagem da Itatiaia.
Barbosa foi um dos interlocutores de Minas Gerais no processo de renegociação da dívida pública estadual junto à União: cerca de R$ 160 bilhões. Representantes das equipes econômicas de Zema e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) debatem, neste momento, uma solução que envolve, por exemplo, a federalização de estatais mineiras.
Antes de atuar como secretário de Fazenda em Minas, Gustavo Barbosa foi chefe do setor econômico do governo do Rio de Janeiro entre 2016 e 2018. À época, atuou na construção do Plano de Recuperação Fiscal apresentado para renegociar a dívida fluminense junto ao governo federal.
Ele foi, também, diretor do Fundo Único de Previdência do Estado do Rio de Janeiro, a Rioprevidência. A saída de Barbosa do secretariado motivou, inclusive, uma confraternização em homenagem a ele.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.