Ouvindo...

Após pedido de Lewandowski, Justiça envia ofício à Gestão pela nomeação de 80 policias penais

Ministro da Justiça antecipou nessa quinta-feira (15) que pediria a nomeação de 80 policias penais para reforçar a segurança em presídios após fuga em Mossoró

Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski apresentou medidas nessa quinta-feira (14) para ampliar segurança nos presídios federais

Leia também

O Ministério da Justiça e Segurança Pública enviou nesta sexta-feira (16) ao Ministério da Gestão um ofício pedindo a nomeação de 80 agentes penais federais aprovados em concurso público. O documento é assinado pelo secretário-executivo, Manoel Carlos de Almeida Neto, que substitui Ricardo Cappelli na função desde a troca de Flávio Dino por Ricardo Lewandowski.

Nessa quinta-feira (15), o atual ministro adiantou à imprensa que pediria a nomeação desse contingente de policiais penais para reforçar a segurança nos presídios federais. A decisão foi tomada após a fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na última quarta-feira (14). Lewandowski adiantou que parte desse reforço seria enviada ao presídio de segurança máxima de Mossoró.

Ele também apresentou outras quatro medidas que serão adotadas pelo Ministério da Justiça para evitar novas fugas nos cinco presídios federais administrados pelo governo. Além de aperfeiçoar o controle de acesso às unidades federais e melhorar o sistema de monitoramento por vídeo, a pasta também instalará alarmes e sensores de movimento e construirá muralhas nos arredores dos presídios — copiando o modelo aplicado na penitenciária em Brasília.

Fuga em Mossoró põe Lewandowski à prova em primeira crise no Ministério da Justiça

A fuga inédita na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, mergulhou o ministro Ricardo Lewandowski em sua primeira crise à frente da Justiça e Segurança Pública. Aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), ele assumiu o cargo no mês passado diante da saída de Flávio Dino para a Suprema Corte.

Em silêncio até a tarde de quinta-feira (15), mais de um dia após a fuga no presídio, Lewandowski tomou a primeira medida para minimizar o escândalo nessa quarta-feira (14) à noite, quando determinou o afastamento da direção do presídio e decretou intervenção no presídio.

Ainda na quarta, o secretário nacional de políticas Penais, André Garcia, embarcou rumo ao Rio Grande do Norte. Nesta manhã, ele afirmou que o Ministério da Justiça não descarta a hipótese de que as medidas de segurança não foram cumpridas à risca, o que pode ter implicado na fuga dos criminosos.

O que aconteceu? Rogério da Silva Mendonça, 35, e Deibson Cabral Nascimento, 33, fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, nessa quarta-feira (14), entre a madrugada e o início da manhã.

Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.