Uma aeronave Cessna 182 foi interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB), em Roraima, ao
Em um vídeo também divulgado pela FAB, o piloto ordena que a aeronave suspeita realize uma mudança na rota de voo. Sem resposta positiva, ele avisa que irá disparar duas rajas de Tiro de Aviso. Em novo descumprimento de ordem, a aeronave da Força Aérea Brasileira realizou os disparos. Posteriormente o Cessna 182 fez um pouso em uma pista de terra.
Na sequência, um helicóptero H-60 Black Hawk, também da FAB foi deslocado até o local, onde militares realizaram a apreensão da aeronave. O piloto fugiu do local após o pouso.
Voo ilegal
A ação da FAB é baseada em um decreto presidencial, de 30 de janeiro de 2023, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que determinou a instalação de uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) no espaço aéreo de parte deo Roraima. A medida foi adotada em meio à crise no território indígena,
A Zona instituída pelo decreto cria três tipos de área na região. Na área vermelha, é proibido o tráfego aéreo e, por isso, a FAB deve adotar medidas para interceptar aeronaves que furarem o bloqueio.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.