Ouvindo...

Aeronave é interceptada pela FAB ao sobrevoar área proibida sobre terra Yanomâmi; piloto foge

Aeronave da FAB precisou realizar Tiro de Aviso após ter determinação descumprida por piloto

FAB intercepta aeronave que fazia voo ilegal sobre terra indígena Yanomami em Roraima

Uma aeronave Cessna 182 foi interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB), em Roraima, ao sobrevoar, de forma ilegal a Terra Indígena Yanomami. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (29), a FAB informa que identificou a aeronave a cerca de 110 km de Boa Vista (RR) e determinou a interceptação em uma missão coordenada com a Polícia Federal (PF).

Em um vídeo também divulgado pela FAB, o piloto ordena que a aeronave suspeita realize uma mudança na rota de voo. Sem resposta positiva, ele avisa que irá disparar duas rajas de Tiro de Aviso. Em novo descumprimento de ordem, a aeronave da Força Aérea Brasileira realizou os disparos. Posteriormente o Cessna 182 fez um pouso em uma pista de terra.

Na sequência, um helicóptero H-60 Black Hawk, também da FAB foi deslocado até o local, onde militares realizaram a apreensão da aeronave. O piloto fugiu do local após o pouso.

Leia também

Voo ilegal

A ação da FAB é baseada em um decreto presidencial, de 30 de janeiro de 2023, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que determinou a instalação de uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) no espaço aéreo de parte deo Roraima. A medida foi adotada em meio à crise no território indígena, alvo de constantes invasões de terras por garimpeiros e madeireiros ilegais.

A Zona instituída pelo decreto cria três tipos de área na região. Na área vermelha, é proibido o tráfego aéreo e, por isso, a FAB deve adotar medidas para interceptar aeronaves que furarem o bloqueio.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.