Ouvindo...

Times

Flávio Dino se afasta da Justiça na terça-feira e reassume cadeira no Senado

Ministro aposentado do STF, Ricardo Lewandowski tomará posse no Ministério da Justiça no próximo dia 1º

A era Flávio Dino no Ministério da Justiça e Segurança Pública chegará ao fim na terça-feira (30), quando o ainda ministro deixará o Palácio da Justiça, na Esplanada dos Ministérios. No dia seguinte, quarta-feira (31), a pasta crucial para o Governo Lula (PT) amanhecerá aos cuidados integrais do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. O porquê da troca é justamente a Corte: Dino deixa o ministério para assumir a cadeira pertencente à ministra Rosa Weber, que, dias antes de completar 75 anos, se aposentou do Tribunal.

Na próxima quinta-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dá posse a Lewandowski em cerimônia que também marcará a despedida de Flávio Dino. A partir da semana seguinte, no dia 5, o então ex-ministro da Justiça retornará ao Senado Federal, de onde estava licenciado desde o início do ano passado, quando assumiu a Justiça e Segurança Público. Eleito senador pelo Maranhão, ele permanecerá no cargo até 21 de fevereiro; no dia seguinte, toma posse no STF.

Leia também

Na última semana, Dino e Lewandowski se reuniram para discutir a transição no Ministério da Justiça. Para a reunião, que aconteceu na terça-feira (23), Lewandowski levou consigo cinco dos seis nomes que ocuparão cargos próximos a ele durante a gestão: Manoel Carlos de Almeida Neto, futuro secretário-executivo; Ana Maria Neves, futura chefe de gabinete; e Marcelo Pimentel, Natasha Côrrea e Lilian Melo, que compuseram o gabinete do ministro no STF e ainda não têm cargo definido no ministério. O único ausente foi Mário Sarrubbo, procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, que assumirá a Secretaria Nacional de Segurança Pública, mas ainda não se afastou do cargo atual.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais