O ainda ministro da Justiça Flávio Dino prorrogou, nessa quinta-feira (18), a permanência das tropas da Forças Nacional no Rio de Janeiro, a pedido do governador Cláudio Castro (PL-RJ). Os agentes estão no Rio desde outubro do ano passado e dão apoio às polícias estaduais, reforçando a segurança nos portos, aeroportos e rodovias.
Apesar de Dino ter determinado a prorrogação, a decisão sobre a manutenção das tropas no Rio a partir do próximo mês caberá ao novo ministro, Ricardo Lewandowski, que será empossado no próximo dia 1º.
Por solicitação do Governo do Rio, manteremos a Força Nacional de Segurança Pública lá atuando, até deliberação da nova equipe que será empossada no Ministério da Justiça.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 19, 2024
Inicialmente, o trabalho dos militares da Força Nacional no estado se encerraria neste mês para uma avaliação sobre a necessidade de mantê-los ali. Entretanto, Dino decidiu manter as tropas nesses últimos dias à frente do Ministério da Justiça.
A Força Nacional está no Rio de Janeiro a pedido do governador Cláudio Castro que, em setembro, acionou o Ministério da Justiça e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para pedir auxílio no combate às ações criminosas de grupos organizados.
Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.