Ouvindo...

Times

Dino prorroga uso da Força Nacional no RJ, e permanência de tropas a partir de fevereiro caberá a Lewandowski

Ministério da Justiça terá troca de comando no próximo dia 1º, e novo ministro precisará decidir sobre uso da Força Nacional no Rio de Janeiro

O ainda ministro da Justiça Flávio Dino prorrogou, nessa quinta-feira (18), a permanência das tropas da Forças Nacional no Rio de Janeiro, a pedido do governador Cláudio Castro (PL-RJ). Os agentes estão no Rio desde outubro do ano passado e dão apoio às polícias estaduais, reforçando a segurança nos portos, aeroportos e rodovias.

Apesar de Dino ter determinado a prorrogação, a decisão sobre a manutenção das tropas no Rio a partir do próximo mês caberá ao novo ministro, Ricardo Lewandowski, que será empossado no próximo dia 1º.

Inicialmente, o trabalho dos militares da Força Nacional no estado se encerraria neste mês para uma avaliação sobre a necessidade de mantê-los ali. Entretanto, Dino decidiu manter as tropas nesses últimos dias à frente do Ministério da Justiça.

A Força Nacional está no Rio de Janeiro a pedido do governador Cláudio Castro que, em setembro, acionou o Ministério da Justiça e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para pedir auxílio no combate às ações criminosas de grupos organizados.

Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais