Ouvindo...

Times

Sarrubbo aceita convite de Lewandowski e detalha pedido do ministro por integração na Segurança Pública

Mario Sarrubbo é procurador-geral de Justiça de São Paulo e assumirá a chefia da Secretaria Nacional de Segurança Pública

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, aceitou o convite do futuro ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para chefiar a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Apesar da nomeação do ministro ser publicada apenas nesta sexta-feira (19) e a posse estar marcada para o dia 1º, Sarrubo ainda não confirmou quando deixará o cargo no Estado de São Paulo para assumir a secretaria do Ministério da Justiça. Ainda assim, ele participará do processo de transição do ministério de Dino para Lewandowski e antecipou, em entrevista à CNN Brasil, qual será a prioridade da pasta durante sua gestão.

“O principal pedido que recebi do ministro Lewandowski é que eu trouxesse comigo a expertise de atuação nos ministérios públicos estaduais no combate às organizações criminosas e também para iniciar a convergência com o Ministério Público Federal, as forças federais e as polícias dos estados. É o grande pedido do ministro: integração”, disse Sarrubbo. O procurador e futuro secretário de Segurança também negou a fama de ‘linha dura’ atribuída a ele. “Não é verdadeira. Na verdade, é apenas pelo viés criminal da minha atuação. Nós sempre trabalhamos para ser justos, observando as normas processuais e todas as garantias daqueles que processamos ao longo da carreira”, afirmou.

Leia também

Ele também assinalou que priorizará, de fato, um trabalho de integração para garantir ‘melhorias na sensação de segurança’ no Brasil, e elogiou seu antecessor — o então secretário Tadeu Alencar. “A ideia do ministro [Lewandowski] é aprimorar o trabalho que já era muito bem feito por meu fraterno amigo Tadeu Alencar”, pontuou. Mais cedo, também nesta quinta-feira (18), Alencar publicou uma mensagem nas redes sociais elogiando a escolha do futuro ministro da Justiça pelo procurador. “Que se registre a ótima escolha feita para Senasp, do procurador Mario Sarrubbo, destacado quadro do Ministério Público brasileiro, com quem tenho fraternas relações e a quem já cumprimentei”, escreveu.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais