Ouvindo...

MP não vê irregularidade de prefeito em evento com homenagem de Rick e Renner a Bolsonaro

Ex-presidente foi homenageado por artistas durante show em exposição agropecuária

O ex-presidente Jair Bolsonaro em evento com Rick e Renner

O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) indeferiu um pedido de investigação apresentado pelo Partido dos Trabalhadores contra o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), por suposta “promoção pessoal” em um evento que teve a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da dupla sertaneja Rick e Renner.

O evento em questão foi a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi) de 2023, que recebeu recursos públicos.

Na notícia de fato, o PT sustentou que a feira tinha verbas do governo federal e da Caixa Econômica Federal como patrocinadores master, e apoio institucional do Banco do Brasil, por meio da BB Seguros.

Durante o show de Rick e Renner, o prefeito subiu ao palco acompanhado de Bolsonaro e do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). Para o PT, o evento teria se tornado um ato político e de culto à personalidade de João Rodrigues.

O MP concluiu a análise do PT na terça-feira (16). “Não demonstrado, conforme jurisprudência e doutrina, que o ato aludido se configure como “promoção pessoal” do representado, visto que se trata de evento do órgão público de caráter educativo/informativo ou de orientação social. Ausência de dolo ou ato ímprobo. Indeferimento da Notícia de Fato”, diz o extrato de conclusão da análise, assinada pelo promotor Estevão Vieira Diniz Pinto.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.