Ouvindo...

Lula promete trazer de Gaza tantas pessoas quantas conseguir ‘liberar’ da região

O presidente esteve em um almoço para os repatriados de Gaza na Base Aérea de Brasília

Presidente e a primeira-dama visitaram os brasileiros que chegaram de Gaza ao Brasil

O presidente Lula afirmou nesta segunda-feira (25) que poderá trazer mais pessoas da zona de conflito no Oriente Médio para o Brasil. Lula citou mais de 1.555 repatriados já trazidos pela Operação ‘Voltando em Paz’ e disse que “se tiver mais gente que a gente consiga liberar, a gente vai buscar aqueles que querem vir para o Brasil”, declarou. A fala foi durante um almoço de boas-vindas para os repatriados que chegaram ao país no último sábado (23).

O presidente chegou ao evento na Base Aérea de Brasília na tarde desta segunda acompanhado da primeira-dama Rosângela da Silva - a Janja. A ideia era que o presidente participasse de um almoço com um grupo de 21 brasileiros e palestinos que chegaram no último voo de repatriação da Faixa de Gaza e ainda estão em Brasília. O grupo é o terceiro trazido da região. No total, o voo trouxe 30 pessoas entre brasileiros e familiares palestinos, mas parte já viajou para outras cidades. O grupo que teve o encontro com o presidente deve viajar para São Paulo nesta terça (26).

O ministro da secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, afirmou que o presidente Lula tem sido “uma voz firme no cenário internacional em defesa da paz” mas que é impossível silenciar diante da realidade onde “já morreram mais de 20 mil pessoas em Gaza” e onde a maioria são mulheres, crianças e idosos. Pimenta também reafirmou a intenção do presidente de manter as tratativas com Israel e Egito para que mais pessoas possam ser liberadas para repatriação.

Repórter da Itatiaia em Brasília