Ouvindo...

PF investiga desvio de verbas em programa social e irmão do governador Cláudio Castro é alvo de operação

Operação Sétimo Mandamento foi deflagrada pela PF na manhã desta quarta-feira (20)

Polícia Federal

Vinícius Sarciá Rocha, irmão de criação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), foi alvo de uma operação deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (20), no Rio de Janeiro.

A operação Sétimo Mandamento apura denúncia de crimes de organização criminosa, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro, que teriam sido praticados na execução dos projetos Novo Olhar, Rio Cidadão, Agente Social e Qualimóvel entre os anos 2017 e 2020.

De acordo com as investigações, a organização penetrou nos setores públicos assistenciais sociais no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Os crimes de peculato, corrupção e lavagem de dinheiro teriam sido praticados na execução dos projetos Novo Olhar, Rio Cidadão, Agente Social e Qualimóvel entre os anos 2017 e 2020.

Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça, na cidade do Rio de Janeiro. Policiais federais cumprem ainda sete medidas de afastamento de sigilo bancário e fiscal e seis medidas de afastamento de sigilo telemático.

O grupo teria obtido vantagens econômicas e políticas indevidas, ao direcionar a execução dos projetos sociais para seus redutos eleitorais.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.