Ouvindo...

Em nova queda de braço entre PBH e Câmara, contratados da prefeitura ficam sem décimo-terceiro

Cerca de 6 mil servidores com contrato temporário na PBH ainda não receberam a gratificação natalina; prazo de pagamento termina hoje

Prefeitura de Belo Horizonte não pagou 13º salário de servidores com contrato temporário

Profissionais contratados que atuam na área da saúde da Prefeitura de Belo Horizonte não receberam a segunda parcela do décimo-terceiro salário, cujo prazo final de pagamento é esta quarta-feira, 20 de dezembro. A Secretaria municipal de Saúde enviou informe aos funcionários com contrato administrativo temporário para informar que, junto à pasta do Planejamento, Orçamento e Gestão “estão reunindo esforços para que o pagamento da segunda parcela do 13º (...) seja realizado o mais breve possível.

O Executivo municipal atribui a dificuldade do pagamento a um projeto de lei aprovado pelos vereadores mas que ainda não foi enviado à prefeitura para sanção de Fuad Noman (PSD). O Projeto de Lei 479/2023 amplia de 10% para 15% o limite de crédito suplementar a que a prefeitura tem direito neste ano. Segundo a versão do Executivo municipal, a ampliação desses recursos é necessária para o pagamento dos salários desses funcionários, além de outras despesas, como o rateio do Fundeb aos profissionais da educação.

Os demais servidores municipais concursados já receberam o décimo-terceiro, de forma antecipada, no dia 15 de dezembro, conforme anunciado pela própria prefeitura.

Funcionários contratados pela PBH foram informados sobre o não pagamento do 13º salário

Nos últimos dias, o prefeito Fuad Noman (PSD) cobrou do presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Gabriel Azevedo (sem partido), que envie o projeto para que ele possa sancionar e, dessa forma, ampliar o crédito suplementar disponível no orçamento municipal deste ano.

A reportagem procurou a CMBH, que disse que o PL 479 está em fase de redação final e dentro do prazo regimental para envio à PBH.

“A Câmara Municipal não se posiciona em relação à execução das despesas por parte da prefeitura, nem em relação ao atraso do pagamento do décimo terceiro dos servidores do Executivo”, diz o Legislativo municipal, em nota.

Vereadores ligados aos trabalhadores da saúde, estimam que cerca de 6.200 contratados serão afetados, caso o pagamento do décimo-terceiro não seja feito ainda nesta quarta-feira (20).

A reportagem também procurou a prefeitura, que diz que o subsecretário de Planejamento e Orçamento, Bruno Passeli, concederá entrevista coletiva ainda na tarde de hoje para explicar a situação.

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.