O deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ), que integra a executiva nacional do Partido dos Trabalhadores agrediu o deputado Messias Donato (Republicanos-ES), durante sessão do Congresso Nacional na tarde desta quarta-feira (20).
A agressão, que foi filmada por câmeras de assessores e vem sendo compartilhada nas redes sociais mostra o momento em que os dois parlamentares batem boca em meio a xingamentos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - que esteve no Congresso para sessão de promulgação do texto da Reforma Tributária.
Deputados de partidos de direita, como Nikolas Ferreira (PL), compartilharam o vídeo em seus perfis em redes sociais e pedem a cassação do parlamentar petista.
Cassação para o Quaquá, deputado do PT, que agrediu o @MessiasDonato do Republicanos. Cassação já!!! pic.twitter.com/GVUHN7tMd3
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) December 20, 2023
O deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ) enviou para a equipe da Itatiaia o posicionamento a seguir:
“Em relação ao incidente ocorrido, esclareço que minha reação foi desencadeada por uma agressão anterior. O deputado proferia ofensas contra o presidente da República quando liguei a câmera do celular com a intenção de produzir prova para um processo. Fui então empurrado, e tive o braço segurado para evitar a filmagem. Nunca utilizo a violência como método, mas não tolero agressões verbais ou físicas da ultra direita, e sempre reagirei para me defender. Bateu, levou.”