Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Mauro Vieira cumprimenta Milei depois da posse e reforça interesse na relação entre Brasil e Argentina

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva repetiu gesto de Bolsonaro e quebrou a tradição ao não comparecer à posse de Javier Milei

ministro-mauro-vieira-javier-milei

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, representou o governo brasileiro na posse de Javier Milei, eleito presidente da Argentina

Reprodução | Itamaraty

Enviado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, compareceu à posse do presidente argentino eleito, Javier Milei, neste domingo (10) e o cumprimentou após a cerimônia. Após o rápido encontro, o Itamaraty afirmou que o ministro brasileiro e Milei ‘reiteraram o interesse mútuo no fortalecimento da relação bilateral’.

As ausências de Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin na posse de Javier Milei configuram quebra de uma tradição que marca a relação entre Brasil e Argentina. Em ato inédito em 40 anos, o governo brasileiro não esteve representado em uma posse na Argentina pelo presidente ou por seu vice. Bolsonaro, que também se ausentou da posse de Alberto Fernández em 2019, enviou seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão, à cerimônia.

A decisão de não comparecer à posse de Milei é fruto dos ataques proferidos pelo argentino contra Lula durante a corrida eleitoral. Após vencer a disputa, o novo presidente acenou para o brasileiro e enviou uma carta convidando-o para a posse e indicando o desejo de construir laços com ele para o fortalecimento das relações entre os países.

O ex-presidente Jair Bolsonaro esteve na posse de Javier Milei e também o cumprimentou festividade para lideranças e autoridades na Casa Rosada, sede do governo argentino. Aliados dele também viajaram ao país para participar da solenidade, entre eles os filhos Flávio e Eduardo, o senador Jorge Seif e os governadores Cláudio Castro (PL-RJ) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais