Ouvindo...

Anvisa abre consulta para avaliar se mantém proibição da venda de cigarros eletrônicos

Apesar de serem amplamente comercializados no país, produtos tem venda proibida desde 2009

Vapes tem venda proíbida no Brasil desde 2009

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, a abertura de uma proposta de consulta pública para revisar a proibição de cigarros eletrônicos no Brasil. A decisão foi tomada após reunião da diretoria colegiada do órgão nesta sexta-feira (01).

A consulta será aberta para que a sociedade opine sobre se deve manter ou não o veto ao comércio, fabricação e importação de cigarros eletrônicos no Brasil. O prazo para manifestação dos interessados será de 60 dias.

Apesar de amplamente comercializados, os cigarros eletrônicos - ou os vapes, como são chamados - são proibidos no Brasil desde 2009 pela Anvisa. À época, a agência decidiu pela proibição do comércio e propaganda dos dispositivos porque não haveria dados científicos que comprovassem se esses dispositivos eram seguros.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio