Ouvindo...

Haddad dá nota 7 para reforma tributária em tramitação

Avaliação foi feita nesta segunda (6), em evento do BTG Pactual, em São Paulo

Haddad diz que reforma tributária em tramitação é nota 7

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deu nota 7 para a reforma tributária em curso durante evento do BTG Pactual sobre as perspectivas para 2024, na manhã desta segunda-feira (6), em São Paulo.

“A reforma tributária em tramitação pelo Senado, na lente do ideal, seria nota 7 ou 7,5. Mas o sistema atual seria nota 1 ou 2", avaliou o ministro. “Nosso sistema tributário é ingovernável. Se a reforma tivesse sido feita, esses problemas que temos hoje [de arrecadação] não existiriam”, afirmou.

Segundo ele, a reforma dará maior previsibilidade ao contribuinte e ao setor privado. Isso poderá, na avaliação do ministro, contribuir para melhorar a produtividade no país.

Haddad também afirmou que enxerga espaço para novos cortes na taxa básica de juros nos próximos meses. “Nós estamos em um momento em que temos condições de fazer a economia crescer e temos muita gordura monetária ainda para queimar. Nós estamos com uma taxa [básica de juros] de ainda 12,25% [ao ano]”, disse.

O evento, chamado de Macro Day, também teve a participação do ministro do STF Roberto Barroso e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). À tarde, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) também vai participar.

Na abertura do evento, o fundador do banco, André Esteves, elogiou a atuação do ministro da Fazenda e disse que ele tem sido “uma brisa fresca nas terras áridas de Brasília”.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.