Ouvindo...

Times

Lula viajará pelo país e repetirá reuniões com ministros em dezembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará, pelo menos, duas reuniões com ministros do governo antes de encerrar o ano

Após interromper o calendário de viagens para se recuperar das cirurgias no quadril e nas pálpebras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomará a agenda distante de Brasília entre novembro e dezembro, quando irá à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) em Dubai e circulará pelo território brasileiro para ações ligadas ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A informação foi confirmada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, após reunião com os ministros da área da infraestrutura nessa sexta-feira (3), no Palácio do Planalto.

“O presidente voltará a viajar e, assim que chegar da COP, iniciará um roteiro de viagens pelo Brasil para as inaugurações e o lançamento das obras que precisam ser iniciadas”, adiantou. Além dos compromissos fora da capital federal, Lula também prevê para o último mês do ano, pelo menos, duas importantes reuniões com o corpo ministerial. A primeira será dedicada, conforme Costa, a um balanço dos programas sociais neste início de terceiro mandato do petista.

“O presidente pediu, nesses dois meses que faltam para o fim do ano, que nós fizéssemos um balanço do governo separado por grupos. Hoje [sexta-feira, 3] foi o grupo da infraestrutura, onde cada ministro pôde apresentar tudo aquilo que havia sido planejado no início do ano, o que foi feito, o que está em andamento e o que falta iniciar”, explicou o ministro da Casa Civil. “Agora, em dezembro, ele fará reuniões com o grupo da área social, que envolve os ministérios da Saúde e da Educação”, adiantou.

Antes do encerramento do ano, Lula ainda se encontrará em uma reunião conjunta com os 38 ministros de seu governo. “Será feita uma apresentação para todos, para que todos eles tenham domínio pleno, mesmo das áreas que estão distantes, para que todos consigam se apropriar do conjunto de ações do governo”, concluiu Rui Costa.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais