Ouvindo...

Presidente da EBC deixa o cargo após repostar texto que chama apoiadores de Israel de ‘idiotas’

Saída de Hélio Doyle ocorre um dia após endosso a publicação sobre conflito no Oriente Médio

Doyle deixa governo federal após polêmica sobre conflito no Oriente Médio

O jornalista Hélio Doyle deixou, nesta quarta-feira (18), do posto de presidente da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). A exoneração acontece um dia após Doyle repostar, no X (anteriormente chamado de Twitter), uma publicação que chama de “idiota” os apoiadores de Israel no conflito contra o grupo terrorista Hamas, na Palestina.

“O ministro Paulo Pimenta (da Secretaria de Comunicação Social) me manifestou hoje seu descontentamento por eu ter repostado, no X , postagem de terceiro acerca do conflito no Oriente Médio. Disse-me que a referida repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimentos ao governo, que mantém posição de neutralidade no conflito,em busca da paz e da proteção aos cidadãos brasileiros.Diante disso,pedi desculpas e comuniquei que deixo a presidência da EBC, agradecendo ao ministro Pimenta e ao presidente Lula pela confiança em mim depositada por todos esses meses”, disse Doyle, ao anunciar a saída.

A EBC é um conglomerado midiático responsável por controlar emissoras públicas, como a TV Brasil e a Rádio Nacional. A autarquia produz, por exemplo, o programa “Voz do Brasil”, tradicionalmente veiculado em estações radiofônicas país afora.

A mensagem repostada por Doyle é de autoria do ilustrador Carlos Latuff. “Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante”, lê-se na publicação

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.