Ouvindo...

Times

Mauro Vieira confirma ida ao Senado para falar sobre conflito entre Hamas e Israel

Chanceler vai participar de sessão da Comissão de Relações Exteriores na próxima quarta (18); repatriação de brasileiros também será tema da reunião

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou presença em sessão da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado para esclarecer a política diplomática do Brasil em relação ao conflito entre Hamas e Israel.

A reunião do colegiado está marcada para a próxima quarta-feira (18), às 13h.

O encontro foi convocado pelo presidente da CRE, senador Renan Calheiros (MDB-AL), na semana passada, após conversa com o chanceler brasileiro.

Na sessão da próxima quarta, Mauro Vieira também deve falar sobre a operação do governo federal para repatriar brasileiros que estão na zona de conflito.

Conselho da ONU

Mauro Vieira está em Nova York, nos Estados Unidos, para comandar uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir questões humanitárias relacionadas à guerra na Faixa de Gaza.

A presidência do conselho é rotativa e, durante o mês de outubro, o comando do grupo é de competência do Brasil.

A reunião do órgão seria na semana que vem, mas, a pedido do governo brasileiro, o encontro foi antecipado.

A ideia é que, durante o encontro do Conselho de Segurança da ONU, além de debater questões humanitárias, também seja discutida a criação de um corredor humanitário ligando a região de Gaza ao Egito, para facilitar a saída de pessoas e a entrada de alimentos, água e remédios.

O conflito

O grupo radical islâmico Hamas atacou Israel em 7 de outubro pelo horário local, em um ataque surpresa considerado um dos maiores sofridos pelo país nos últimos 50 anos.

Em resposta, Israel tem bombardeado Gaza e impôs um bloqueio total ao território palestino, onde vivem 2 milhões de pessoas.

O governo de Israel deu 24 horas para que civis deixem a região. O tempo termina às 18h desta sexta.

No sétimo dia de guerra, o número de mortos já chegou a 3.099.

O Brasil resgatou 494 brasileiros que pediram para deixar Israel e negocia com o Egito uma saída de 22 moradores de Gaza.

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.
Leia mais