Chegam ao Brasil entre sexta-feira (13) e domingo (15) os últimos três aviões com repatriados brasileiros, que compõem a primeira operação de resgate da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Ministério das Relações Exteriores em Israel.
No domingo passado (8), o primeiro dos seis voos programados pelo governo Lula (PT) decolou rumo à Itália, de onde partiu em direção à cidade de Tel Aviv; a aeronave pousou na Base Aérea de Brasília nesta madrugada de quarta-feira (11).
Pela manhã, outra aeronave chegou ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Um terceiro avião deve pousar na cidade com 214 repatriados à bordo às 3h de quinta-feira (12). Segundo a FAB, outros três voos ainda partirão de Israel rumo ao Brasil:
O próximo decola de Tel Aviv às 17h de quinta-feira e chega ao Brasil na sexta-feira; a aeronave com 60 passageiros pousa primeiro no Recife e, de Pernambuco, segue para Guarulhos, em São Paulo;
Na sexta-feira, uma aeronave KC-30 com 210 passageiros parte de Tel Aviv às 17h e pousará no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, no sábado (14) às 23h30;
No sábado, outra aeronave KC-30 decola de Tel Aviv também às 17h e pousará no Galeão, no domingo, às 23h30.
Questionado, o Itamaraty ainda não respondeu se outros voos estão previstos para resgatar brasileiros em Israel.