O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), endossou nesta quarta-feira (4) a importância dos poderes respeitarem as próprias prerrogativas diante do mal-estar entre parlamentares de oposição do
"[A Constituição] estabelece as balizas que delimitam o campo de ação de cada um dos poderes do Estado”, afirmou em seminário sobre os 35 anos da Carta Magna, na Câmara, nesta manhã. "É importante, sempre, que nós saibamos nos conter. Cada poder desta nação nos seus limites constitucionais. Tenho absolutamente certeza que o parlamento brasileiro os obedece, os cultiva e os respeita”, acrescentou.
A Constituição Federal promulgada em outubro de 1988 completará 35 anos nesta quinta-feira (5), e em meio às comemorações no Congresso Nacional, Lira voltou a repudiar os ataques à democracia ocorridos no 8 de janeiro com as invasões e as depredações dos prédios dos Três Poderes, em Brasília. “Foi sob a guia da Constituição que refutamos a tentativa daqueles que invadiram esse prédio [do Congresso] no último dia 8 de janeiro com o intuito de vilipendiar a nossa democracia”, disparou.
“Foi sob o amparo da Constituição que, no dia seguinte, com muito esforço, com muita emoção, com o coração na ponta da mão, e não a faca entre os dentes, que nos reunimos no recinto do plenário da Câmara para reafirmar que a Casa permanecia de pé, imbuída da obrigação de legitimar o poder que emana do povo”, disse.