O deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) citou filmes de Bollywood, na Índia, além produções asiáticas, para protestar contra o retorno das cotas de exibição de longas brasileiros nos cinemas. Nessa terça-feira (3), no plenário da Câmara dos Deputados, Bibo citou os doramas, gênero nascido no Japão que ganhou notabilidade mundo afora ao contar histórias que misturam drama e romance.
“Já se empenharam um pouco em ver Bollywood, da Índia? É quem mais produz cinema. Lá não tem cota. A maioria da população da Índia assiste aos filmes indianos. Sem obrigação. Porque eles conquistam o público. Bollywood produz mais que Hollywood. Sabiam disso? É claro que não. É só boca, ‘teta’ e cota”, disse o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Depois, Bibo fez menção aos doramas. “Se não assistem, vão assistir séries da Coreia do Sul. Dorama é o que chama isso. O dorama (está) crescendo a todo momento, por competência. Vou dar uma sugestão a vocês: tem uma série de amor incrível. Para quem fala em amor, assistam à série ‘Pousando no Amor’. É sucesso mundial. De amor vocês precisam”, falou.
O retorno das cotas para filmes nacionais nos cinemas brasileiros foi aprovado pela Câmara dos Deputados. A proposta, agora, será analisada pelo Senado Federal.