A primeira-dama Janja da Silva comemorou a evolução no quadro de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve receber alta médica neste domingo (1). Em uma publicação nas redes sociais, Janja afirmou que Lula deve jantar em casa, uma referência à possibilidade de alta, que foi cogitada pela equipe médica em decorrência da recuperação do presidente após a cirurgia no quadril e nas pálpebras.
Segundo boletim médico divulgado neste domingo (1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caminhou, subiu e desceu as escadas do hospital, com assistência fisioterapêutica. O presidente passou a noite estável e, segundo o boletim médico, tem apresentado boa recuperação. Existe a possibilidade de Lula receber alta médica ainda hoje.
O presidente realizou, na última sexta-feira (29), uma artroplastia total de quadril à direita, para conter dores no quadril, além de blefaroplastia, que é um procedimento para retirar pele das pálpebras.
Após receber alta, Lula deverá permanecer por, ao menos, três semanas despachando do Palácio da Alvorada, que é a residência oficial da presidência. Ainda conforme previsão, o presidente deve ficar até seis semanas sem viajar. O primeiro compromisso internacional de Lula, após a cirurgia, deve ser a participação na 28ª Conferência do Clima da ONU, a COP 28, que irá ocorrer no fim de novembro, nos Emirados Árabes Unidos.