Ouvindo...

Deputados petistas faltam à sessão e dão vitória a Zema no projeto do ICMS

Diferença para aprovação do projeto foi de 4 votos, mesmo número de parlamentares do PT que não compareceram à reunião em plenário

Andréia de Jesus, Leleco Pimentel, Luizinho e Macaé Evaristo, todos os PT, não compareceram à sessão

De uma bancada de 12 deputados que o PT possui na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), quatro faltaram à sessão desta quinta-feira (28) que sacramentou a aprovação do projeto de lei que aumenta a alíquota do ICMS para produtos considerados supérfluos. A diferença de quatro votos foi suficiente para que a proposta do governador Romeu Zema (Novo) fosse aprovada no Parlamento, com 31 votos a favor e 27 contra.

Caso os quatro petistas ausentes - Andréia de Jesus, Leleco Pimentel, Luizinho e Macaé Evaristo - tivessem comparecido à sessão e votado conforme a orientação do bloco de oposição, ou seja, contra a aprovação da proposta, Zema teria sofrido uma de suas maiores derrotas no Legislativo estadual.

Insatisfeito com o resultado da votação, o líder da oposição na Assembleia, deputado Ulysses Gomes (PT), lamenta que a pequena diferença de quatro votos poderia ter vindo da própria oposição.

“Está longe de ser o que a gente pretendida. O resultado final provou a capacidade que a gente tinha de vencer, de derrotar o governo, já que a diferença foi de apenas quatro votos. Quatro votos que, infelizmente, poderiam ter vindo da própria oposição, que faltaram hoje”, explica.

Segundo o petista, a oposição esperava derrotar o governo em plenário e provar que o reajuste no ICMS é “inoportuno”.

“Nesse sentido, poderíamos ter avançado mais”, lamenta.

A Itatiaia apurou que as ausências de parlamentares da oposição provocaram incômodo entre outros interlocutores, que falaram de forma reservada à reportagem.

Procuramos os quatro petistas que faltaram à sessão. Andréia de Jesus e Leleco Pimentel disseram estar cumprindo agenda na cidade de Mariana, na região Central, onde recepcionam a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Já o deputado Luizinho viajou para Alfenas, no Sul de Minas, onde compareceu a um seminário sobre segurança pública. A deputada Macaé Evaristo se posicionou nesta sexta-feira (29) e disse que “questões particulares” a impediram de comparecer à votação.

O que disseram os deputados?

Andréia de Jesus (PT): “A deputada estadual Andréia de Jesus informa que, ao longo das últimas semanas, se posicionou firmemente contrária ao projeto de aumento de impostos do governo Zema, inclusive fazendo obstrução e apresentando emendas. Importante destacar que o projeto foi aprovado pela base do governo. A deputada Andréia de Jesus informa ainda que cumpre nesta quinta-feira agenda com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, em Mariana, com o objetivo de articular políticas públicas para o povo mineiro e fortalecer as ações do governo federal”.

Leleco Pimentel (PT): “Leleco está na base dele, em Mariana, acompanhando a Ministra Margareth Menezes”.

Luizinho (PT): “O deputado Luizinho está em Alfenas cumprindo compromisso pré-agendado no seminário de Segurança Pública “Domínio de cidades: a evolução do novo cangaço”, que conta com a participação da Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar de Minas Gerais”

Macaé Evaristo (PT): “Desde o envio do PL 1.295/23, de autoria do governador Romeu Zema, a deputada estadual Macaé Evaristo se posicionou fortemente contra o aumento do imposto do ICMS, como demonstrou em seus discursos em plenário, posicionamento em suas redes sociais e artigos que escreveu. A deputada não deixaria de cumprir seus compromissos como representante no legislativo, se não fosse por questões particulares que a impediram de comparecer à votação. Macaé reforça que o Bloco Democracia e Luta trabalhou pela não aprovação do aumento de imposto, proposto pelo projeto de lei”

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.