Ouvindo...

Toffoli anula suspeição de substituto de Moro na Lava-Jato

A 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) havia declarado a suspeição do juiz federal em 11 de setembro

O ministro Dias Toffoli, do STF

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou a suspeição do juiz Eduardo Appio - substituto de Sérgio Moro na Lava Jato. Toffoli também suspendeu o processo administrativo contra Appio. O processo administrativo tramitava na Corregedoria-Geral do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

De acordo com a decisão, Toffoli considerou a suspeição do juiz afastado uma medida “ilegalmente exarada pelo TRF da 4ª Região”. As informações foram dadas em primeira mão pela âncora da CNN Brasil, Thais Arbex.

A 8ª turma do TRF-4 havia declarado a suspeição do juiz federal Eduardo Appio para julgar os processo da Lava Jato na 13ª Vara de Curitiba no dia 11 de setembro.

Para declarar a suspeição, o colegiado considerou que o Ministério Público Federal apresentou elementos concretos e objetivos que revelavam a parcialidade na atuação do magistrado. Por consequência da decisão, foram declarados nulos todos os atos já proferidos pelo juiz no âmbito da operação. Entre as alegações do MPF estavam manifestação ideológica, eleitoral e política por parte do juiz.

Repórter da Itatiaia em Brasília