Em encontro com representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), o governador Romeu Zema (Novo) elogiou as parcerias firmadas pela agência das Nações Unidas com estados do Nordeste brasileiro e disse esperar repetir os programas voltados para micro produtores da região do semiárido mineiro.
Em julho deste ano, o Fida anunciou um investimento de US$ 900 milhões (cerca de R$ 4 bilhões) nos estados do Nordeste brasileiro em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Fundo Verde para o Clima e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A parceria vai atender mais de 600 mil famílias da região Nordeste.
Zema e os secretários do Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e da Casa Civil, Marcelo Aro (PP), se reuniram nesta quinta-feira (14) com o presidente da Fida, Alvaro Lario, na sede da agência, em Roma.
O governador afirmou que o estado já tem projetos voltados para os microprodutores rurais, mas que uma parceria com a agência da ONU poderá representar mais investimentos e atender a mais produtores mineiros no Norte de Minas.
“Tivemos a reunião na FIDA, o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, para deixar claro para ele que em Minas, já temos em funcionamento, apesar de ser ainda em pequena escala, um projeto que é exatamente igual ao que está sendo implementado no Nordeste do Brasil, que é um projeto de apoio aos microprodutores rurais, onde eles passam a ter acesso a várias tecnologias, recursos para irrigação, recursos para a melhoria de suas propriedades rurais. Abrimos mais uma frente de trabalho que nossas secretarias de Desenvolvimento Social, Econômico e de Agricultura estarão conduzindo as conversas para que venhamos a ter o apoio da FIDA, um órgão das Nações Unidas, que cuida da segurança alimentar em todo o planeta”, disse Zema, ao deixar o encontro.
“A ideia é buscar uma parceria para atender regiões mineiras, principalmente para as regiões do Norte do estado, onde temos dificuldades adicionais com o clima semi árido e é preciso ter mais investimento em irrigação. O Nordeste já está com esse projeto bem avançado, nós em Minas queremos fazer o mesmo pelo Norte do estado”, avaliou o governador.