O presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSD) e sete ministros chegaram ao Rio Grande do Sul nesta manhã de domingo (10) para acompanhar o governador Eduardo Leite (PSDB) nas visitas às cidades principalmente afetadas pela passagem do ciclone extratropical que provocou, pelo menos, 43 mortes — segundo último balanço da Defesa Civil do Estado.
A comitiva do Governo Federal embarcou às 6h em Brasília sem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assumiu há pouco a liderança do G20 na reunião da cúpula na Índia, e a previsão é que os oito ministros passem pelos municípios de Canoas, Lajeado, Roca Sales e Muçum.
O governador Eduardo Leite minimizou a ausência de Lula em publicação nas redes sociais neste domingo após a chegada da comitiva ministerial. “Agradeço pela presença de todos nesse momento difícil. Vamos seguir trabalhando em conjunto para reconstruir os municípios atingidos pela enchente”, escreveu.
Além do presidente interino e também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, também integram a comitiva:
José Múcio (Ministério da Defesa);
Marina Silva (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima);
Nísia Trindade (Ministério da Saúde);
Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação da Presidência da República);
Paulo Teixeira (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar);
Waldez Góes (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional);
Wellington Dias (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social);
Nesse sábado (9), o presidente Geraldo Alckmin esteve reunido com os ministros no Palácio do Planalto para a discussão de medidas para mitigar a tragédia humanitária no Rio Grande do Sul. Após o encontro, Wellington Dias (PT) afirmou que o Ministério do Desenvolvimento Social irá aportar
(Com Guilherme Peixoto)