O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste domingo (20) para África do Sul, onde participa da Reunião de Cúpula dos Brics. A missão internacional termina na próxima quinta-feira (24), quando o petista retorna ao Brasil.
Neste domingo, o presidente brasileiro fez um post nas redes sociais, relembrando que participou da criação dos Brics. “Participei da criação desse importante bloco e volto para sua 15ª reunião entusiasmado com o potencial do Brasil no seu retorno ao cenário internacional. É fundamental a cooperação entre os países do Sul Global no enfrentamento das desigualdades, da crise climática e por um mundo mais equilibrado e justo”, escreveu.
A comitiva de Lula chega a Joanesburgo na segunda, às 10h (05h, no horário de Brasília). O horário local no país africano está cinco horas a frente do Brasil. Na terça (22), Lula faz o Programa Café com o presidente, participa do “Diálogo do Fórum Empresarial do Brics” e da “Reunião no Retiro dos Líderes”. Na quarta (23), serão realizadas a “Sessão plenária restrita da XV Cúpula do Brics” e a “Sessão ampliada da XV Cúpula do Brics”. Na quinta (24), o evento será encerrado com duas sessões do “Diálogo de Amigos do Brics”.
BRICS
Brics é um bloco, criado em 2009, e formado por cinco economias mundiais emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O objetivo do grupo é fortalecer as economias e estabelecer cooperação nas áreas técnica, científica, cultural e no setor acadêmico. O nome é a inicial dos países integrantes. O Brics tem um banco que é presidido pela ex-presidente Dilma Rousseff.