Ouvindo...

Deputada de Minas recebe e-mail com ameaça de ‘estupro corretivo’

Mensagem foi enviada no início desta semana; nessa sexta, vereadoras de BH voltaram a ser alvos de intimidação

Bella Gonçalves relatou ameaças feitas por e-mail

A deputada estadual Bella Gonçalves, do Psol de Minas Gerais, recebeu, neste mês, dois e-mails com ameaças. As mensagens foram reveladas pela parlamentar na noite dessa sexta-feira (18). Segundo Bella, o último dos textos, enviado na segunda-feira (14), fala em “estupro corretivo” contra ela.

O outro e-mail remetido a Bella, segundo a equipe da deputada, foi enviado em 8 de agosto, e contém ameaça de morte. O material já foi enviado à Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). A Polícia Legislativa, ligada à Assembleia de Minas, também cuida do caso.

Nesta semana, as vereadoras belo-horizontinas Iza Lourença e Cida Falabella, ambas filiadas ao Psol, também procuraram a polícia para denunciar terem recebido ameaças anônimas por e-mail. Assim como no caso relatado por Bella, expressão “estupro corretivo” aparece em uma das mensagens. Nessa sexta-feira, elas voltaram a ser alvo de coação virtual.

O gabinete de Bella Gonçalves diz que o e-mail enviado a ela em 8 de agosto tem tom de exaltação ao militar Carlos Alberto Brilhante Ustra, um dos torturadores da ditadura. Há, ainda, menção ao lema “Deus, Pátria e Família”.

“Não existe qualquer possibilidade de recuo da nossa parte diante dessas ameaças, que atentam não só contra mim, mas contra a democracia e o direito à diversidade, a existir, a viver. Nosso mandato vai seguir sendo um dos mais combativos da Assembleia de Minas, levantando nossas bandeiras com orgulho e muita determinação de luta”, disse a deputada.

Segundo a parlamentar estadual, a primeira ameaça cita outras parlamentares, como Cida Falabella e as deputadas federais Dandara Tonantzin (PT) e Duda Salabert (PDT).

Partido cobra responsabilização

Na quinta-feira (17), quando as primeiras ameaças a Iza e Cida vieram à tona, as parlamentares de Belo Horizonte passaram a receber escolta da Guarda Municipal. Nessa sexta-feira, contudo, o diretório estadual do Psol emitiu nota para comunicar que elas foram alvo de novos e-mails intimidadores. A legenda cobrou a identificação dos responsáveis para que haja punição.

“O autor das ameaças se utiliza de um nome fictício, que remete ao um modus operandi de grupos masculinistas ou incels, que se organizam em fóruns da internet e têm como fundamento o ódio às mulheres, sobretudo às feministas, pessoas negras e pessoas LGBTQIAPN+”, lê-se em trecho do comunicado, assinado pelo presidente estadual da agremiação, Cacau Pereira.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.