A deputada estadual Bella Gonçalves, do Psol de Minas Gerais, recebeu, neste mês, dois e-mails com ameaças. As mensagens foram reveladas pela parlamentar na noite dessa sexta-feira (18). Segundo Bella, o último dos textos, enviado na segunda-feira (14), fala em “estupro corretivo” contra ela.
O outro e-mail remetido a Bella, segundo a equipe da deputada, foi enviado em 8 de agosto, e contém ameaça de morte. O material já foi enviado à Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). A Polícia Legislativa, ligada à Assembleia de Minas, também cuida do caso.
Nesta semana, as vereadoras belo-horizontinas Iza Lourença e Cida Falabella, ambas filiadas ao Psol, também procuraram a polícia
O gabinete de Bella Gonçalves diz que o e-mail enviado a ela em 8 de agosto tem tom de exaltação ao militar Carlos Alberto Brilhante Ustra, um dos torturadores da ditadura. Há, ainda, menção ao lema “Deus, Pátria e Família”.
“Não existe qualquer possibilidade de recuo da nossa parte diante dessas ameaças, que atentam não só contra mim, mas contra a democracia e o direito à diversidade, a existir, a viver. Nosso mandato vai seguir sendo um dos mais combativos da Assembleia de Minas, levantando nossas bandeiras com orgulho e muita determinação de luta”, disse a deputada.
Segundo a parlamentar estadual, a primeira ameaça cita outras parlamentares, como Cida Falabella e as deputadas federais Dandara Tonantzin (PT) e Duda Salabert (PDT).
Partido cobra responsabilização
Na quinta-feira (17), quando as primeiras ameaças a Iza e Cida vieram à tona, as parlamentares de Belo Horizonte
“O autor das ameaças se utiliza de um nome fictício, que remete ao um modus operandi de grupos masculinistas ou incels, que se organizam em fóruns da internet e têm como fundamento o ódio às mulheres, sobretudo às feministas, pessoas negras e pessoas LGBTQIAPN+”, lê-se em trecho do comunicado, assinado pelo presidente estadual da agremiação, Cacau Pereira.