Ouvindo...

Câmara de BH oficializa ‘recuo’ e mantém número de vereadores em 41

Em maio, Parlamento se baseou em dados prévios do IBGE para aumentar, a 43, o número de assentos no plenário; dados consolidados do Censo 2022 mudaram a rota

Os vereadores de Belo Horizonte aprovaram, nesta quarta-feira (16), por unanimidade, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica (Pelo) que volta, a 41, o número de parlamentares da Câmara Municipal. O texto, que recebeu o aval dos integrantes do Legislativo em primeiro turno, serve para adequar o Parlamento belo-horizontino aos dados do Censo 2022, que mostrou encolhimento da população da capital mineira.

Em maio, com base em dados prévios do censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os vereadores decidiram aumentar, de 41 para 43, a quantidade de assentos em disputa a partir da eleição de 2024. Os números consolidados da pesquisa populacional, porém, apontaram a diminuição no número de habitantes de BH e, consequentemente, a manutenção de 41 vagas para o próximo pleito.

Todos os 39 vereadores com direito a voto que participaram da reunião plenária desta quarta-feira aprovaram a Pelo em análise.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.
Leia mais