Ouvindo...

Oposição na CPMI quer quebra de sigilos de hacker da Vaza Jato desde 2017

O objetivo, segundo deputados e senadores, é identificar alguma movimentação atípica no período em que Delgatti invadiu celulares de autoridades envolvidas na Operação Lava Jato

Oposição na CPMI quer quebra de sigilos de hacker da Vaza Jato desde 2017.

Parlamentares da oposição afirmaram à CNN no sábado (12) que irão apresentar requerimento na CPMI do dia 8 de janeiro que pede a quebra dos sigilos bancários e telemáticos do hacker Walter Delgatti.

O objetivo, segundo deputados e senadores, é identificar alguma movimentação atípica no período em que Delgatti invadiu celulares de autoridades envolvidas na Operação Lava Jato, dando início a investigações sobre a atuação da força-tarefa.

Em junho de 2019, o site “The Intercept Brasil” divulgou mensagens de Sergio Moro e procuradores da Lava Jato que foram vazadas pelo hacker. Segundo Walter Delgatti, ele não recebeu pelas informações divulgadas.

As mensagens sugeririam que Moro e o procurador Deltan Dallagnol combinavam operações. Um mês depois, em julho de 2019, Delgatti foi preso na operação Spoofing, que investigava o caso.

A CPMI já aprovou outro requerimento que pede a quebra de sigilo de Walter Delgatti. A autoria do pedido é da senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Mas o pedido da parlamentar se refere a partir se 2019. A oposição quer a quebra de sigilo anterior a 2019 até 2023.

No dia 2 de agosto, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) confirmou ter feito pagamentos ao hacker da Vaza Jato, Walter Delgatti. No entanto, ela afirmou que o contratou para realizar serviços em seu site pessoal.

De acordo com a parlamentar, R$ 3 mil de sua cota para comunicação foram usados para fazer os pagamentos a Delgatti. O restante, que somam R$ 13,5 mil, segundo fontes da Polícia Federal (PF), saiu de seu próprio bolso.

A CNN entrou em contato com o advogado de Walter Delgatti. Ele disse que se encontrará com o cliente nesta segunda-feira (14) e só depois se manifestará sobre o caso.

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.