Ouvindo...

Times

Lula deve se reunir com Lira e indicados na próxima semana para apresentar desenho de ministérios

Encontro deve acontecer na próxima terça ou quarta-feira e reunirá Lula, Arthur Lira (PP-AL), Marcos Pereira (Republicanos-SP) e indicados aos ministérios

A novela e o suspense na definição do novo desenho da Esplanada dos Ministérios, que acomodará partidos do Centrão em um movimento para tentar obter mais votos favoráveis ao governo na Câmara dos Deputados, está perto de um desfecho.

Fontes que participam da negociação entre congresso e planalto afirmaram à CNN que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá chamar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), e os indicados aos ministérios Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA) para reunião na próxima terça (15) ou quarta-feira (16).

No encontro, o presidente da República deverá apresentar as alternativas possíveis do novo desenho da Esplanada dos Ministérios, acomodando os partidos do Centrão.

O retorno de Lula é aguardado há mais de um mês, desde a reunião do dia 7 de julho, quando Fufuca foi o nome indicado pelo Progressistas para chefiar o Ministério do Desenvolvimento Social e Silvio Costa Filho foi indicado pelo Republicanos para a pasta do Esporte.

Os ministérios escolhidos, porém, são tidos “sensíveis” pelo presidente, que busca alternativas para apresentar às siglas. Os partidos, por sua vez, já sinalizaram nos bastidores que não aceitarão pastas “fracas”.

O movimento para seduzir o Centrão para a base de apoio ao governo começou com a entrada, no último dia 14 de julho, de Celso Sabino (União-PA) no Ministério do Turismo.

Ouça a Rádio de Minas. Acompanhe as principais notícias da Itatiaia ao vivo: política, economia, futebol mineiro e informações de todo o Estado.

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.
Leia mais