Ouvindo...

Times

Padilha liga para deputados para acalmar insatisfação com demora de reforma ministerial, dizem fontes

Ministro das Relações Institucionais teria dito que as negociações vão avançar a partir de segunda-feira (7)

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, tem ligado para deputados, senadores e demais políticos do Centrão para tentar acalmar o clima de cobrança que se instalou com a demora do Palácio do Planalto em definir os cargos que partidos como PP e Republicanos devem ocupar na Esplanada dos Ministérios.

Segundo líderes dos partidos do Centrão ouvidos pela CNN, Padilha tem dito durante as conversas que as negociações vão avançar a partir de segunda-feira (7) e que na quinta (10) receberá as bancadas e os dois deputados já indicados para assumir ministérios do governo.

Na última sexta-feira (4), Padilha afirmou a jornalistas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já decidiu nomear os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para o comando de pastas no governo. No entanto, não disse quais ministérios os parlamentares vão assumir.

Até agora, a expectativa é que o PP, do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), ganhe um ministério e a Caixa Econômica Federal.

Nos bastidores, o partido tem lutado pelo comando de Desenvolvimento Social, mas Lula resiste em dar a pasta responsável pelo Bolsa Família ao partido do Centrão.

Já o Republicanos deve ficar com o Ministério do Esporte ou de Portos e Aeroportos. Fontes disseram à reportagem que o mais cotado é Esporte e que o deputado Silvio Costa tem se reunido com entidades do setor para já se ambientar com a realidade da pasta.

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.
Leia mais