O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou nesta segunda-feira (17) que será lançado no dia 10 de agosto o programa de Descarbonização da Amazônia. Na região, as comunidades remotas usam geradores, movidos a óleo diesel, pra produzir energia elétrica. Com o novo programa, haverá transição da matriz energética e o diesel será substituído por energias renováveis.
O projeto vai garantir segurança energética para R$ 3 milhões de pessoas e vai custar R$ 5 bilhões. “A agenda está marcada para o dia 10 de agosto, porque o presidente vai estar dia 8 e 9 no Pará, então no dia 10 nós estaríamos no Amazonas lançando o maior programa do planeta de descarbonização, que é a gente fazer uma transição efetivamente do óleo diesel das térmicas do sistema isolado, que hoje são pagas por todos brasileiros através da CCS, diminuindo assim o custo, já que hoje nós temos tecnologias de energia limpa, energia renovável que precisam ser utilizadas e modernizar o setor elétrico nacional”, afirmou o ministro.
Silveira concedeu entrevista após se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar de questões relacionadas aos programas “Gás pra empregar” e “Combustível do Futuro”, ambos relacionados à transição energética.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará nos dias 4, 5 e 6 de agosto em Belém para Cúpula da Amazônia, quando será inaugurada de cooperação entre os países amazônicos. que são 8. O evento também será uma preparação para a COP30 que também acontece em Belém do Pará.