Ouvindo...

Amália Barros defende Michelle: ‘tirar minha prótese nunca vai me constranger’

Deputada retirou prótese ocular no sábado (16), a pedido da esposa de Jair Bolsonaro, em evento do PL Mulher

A deputada federal Amália Barros

A deputada federal Amália Barros (PL-MT) disse, nesta segunda-feira (17), que não se sentiu constrangida pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). No sábado (15), Michelle pediu que a parlamentar retirasse a prótese ocular antes de discursar, durante um evento em João Pessoa (PB).

“Minha relação com Michelle é de amizade e intimidade. Tirar minha prótese nunca vai me constranger. Se não fosse a Michelle, este país não teria reconhecido as pessoas que não tem um olho como pessoas com deficiência. Foi graças ao esforço dela que o presidente Bolsonaro sancionou, em 2021, a Lei dos Monoculares”, afirmou Amália, em vídeo publicado no Twitter.

Aos 20 anos, Amália teve toxoplasmose, que tem origem em um protozoário encontrado em fezes de gatos. A Lei dos Monoculares, citada por ela na defesa a Michelle, teve a agora parlamentar como uma das vozes favoráveis.

“Tiro a minha prótese todos os dias e, em alguns dias, várias vezes por dia. Isso não é um problema para mim. Pelo contrário: tirar minha prótese e me aceitar assim, do jeitinho que sou, me faz ter mais força para lutar pelas pessoas que estou passando pelo que já passei”, afirmou Amália. “Me acho linda com prótese ou sem prótese”, falou.

Entenda

O pedido de Michelle a Amália aconteceu durante evento do setorial feminino do PL. Presidente do grupo, a ex-primeira dama elogiou a parlamentar e solicitou a retirada da prótese.

“Amo vê-la sem prótese, gente”, afirmou, em direção à plateia.

Amália, então, cumpre o pedido. “Deixa eu segurar seu olho”, disse Michelle, que guardou o objeto em um dos bolsos da calça.

“Ela sempre faz isso comigo e eu ainda não aprendi a já vir sem prótese”, assinalou Amália, à ocasião.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.