A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) pediu que a deputada federal Amália Barros (PL-MT) retirasse a prótese ocular antes de discursar em um evento do PL Mulher realizado em João Pessoa (PB) no sábado (15).
“Uma mulher que faz acontecer é a minha vice-presidente, Amália Barros. E ela vai contar rapidamente porque que ela é essa mulher que faz acontecer. Mas eu quero ver você sem prótese”, declarou Michelle, que é presidente do PL Mulher, à correligionária. “Eu amo vê-la sem prótese, gente”.
Amália, então, retira a prótese. “Deixa eu segurar seu olho”, disse Michelle, que pega o objeto e o coloca no bolso da calça. “Ela sempre faz isso comigo e eu ainda não aprendi a já vir sem prótese”, afirma, então, a deputada federal.
Em seguida, Amália Barros narra que “dormiu enxergando” e acordou cega aos 20 anos. A parlamentar teve uma infecção chamada toxoplasmose, que tem origem em um protozoário encontrado em fezes de gatos.
Antes de se eleger deputada, Barros foi uma das defensoras da aprovação de um projeto de lei, aprovado em 2021 e conhecido como Lei Amália Barros, que incluiu a visão monocular como uma deficiência sensorial e permitiu que esse público tenha os mesmos direitos e benefícios no Sistema Único de Saúde (SUS) das pessoas com deficiência. Em 2022, Amália Barros foi eleita deputada federal com o apoio de Michelle Bolsonaro e teve mais de 70 mil votos.