Ouvindo...

Sabatina de Galípolo, indicado por Haddad para diretoria do Banco Central, acontecerá na terça-feira (4)

Indicação do ministro Fernando Haddad, da Fazenda, ainda será apreciada no plenário do Senado Federal em votação secreta

Economista Gabriel Galípolo, indicado para diretoria do Banco Central, será sabatinado nesta terça-feira

Indicado pelo ministro Fernando Haddad (PT) para a diretoria de Política Monetária do Banco Central (BC), o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo passará por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado nesta terça-feira (4). A previsão é que a reunião comece às 8h30, e, além dele, também será ouvido o advogado Ailton de Aquino Santos, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a diretoria de Fiscalização.

As sabatinas de Galípolo e Aquino Santos acontecem em meio à forte pressão do mercado e do próprio governo para que o Banco Central reduza as taxas de juros. O atual presidente da instituição, Roberto Campos Neto, é alvo de críticas públicas do presidente Lula e de aliados e comparecerá ao plenário do Senado em agosto para explicar a taxa Selic hoje em 13,75% — a mais alta em seis anos e meio.

Após a sabatina, os nomes seguirão para apreciação em votação secreta no plenário da Casa. Galípolo é o atual número dois do Ministério da Fazenda e poderá assumir o cargo no Banco Central após a chancela dos senadores para cuidar dos instrumentos de juros e câmbio.

Quem é Gabriel Galípolo?

Aos 39 anos, Galípolo é formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política. Em seu currículo, consta também a fundação, em 2009, da Galípolo Consultoria, da qual foi sócio-diretor até 2022. Entre 2017 e 2021 foi presidente do Banco Fator.

Professor do MBA de PPPs e Concessões da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP) em parceria com a London School of Economics and Political Science, Galípolo também é membro dos conselhos Superior de Economia e de Infraestrutura, ambos da FIESP.

De 2006 a 2012, Galípolo atuou como professor da graduação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) em disciplinas como Economia Brasileira Contemporânea; Macroeconomia; Economia para Relações Internacionais; Introdução à Ciência Política, História do Pensamento Econômico, Economia Política, entre outras.

(Com CNN)

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.