Ouvindo...

Depoimento de Mauro Cid à CPMI do 8/1 é adiado para 11 de julho

Ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está preso desde maio e iria depôr à CPMI nesta terça-feira (4)

Depoimento do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro

Foi adiado, na manhã de segunda-feira (3), o depoimento do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, à CPMI que investiga os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro. O presidente da comissão, o deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), confirmou a informação e remarcou a oitiva para o próximo 11 de julho.

O depoimento de Mauro Cid é um dos mais aguardados e inicialmente aconteceria nesta terça-feira. Entretanto, acabou adiado em função da agenda da Câmara dos Deputados, que promete concentrar esforços para aprovar a reforma tributária, uma das principais pautas econômicas do governo Lula, até a próxima sexta-feira (7).

Quem é Mauro Cid?

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), Mauro Cid está preso desde 3 de maio e é alvo de investigação da Polícia Federal (PF), suspeito de fraudar o cartão de vacina do ex-presidente. A investigação quer esclarecer se ele inseriu dados falsos de vacinação contra a Covid-19 no sistema do Ministério da Saúde.

À CPMI, Cid deporá sobre uma troca de mensagens encontradas em seu celular na qual sugeria intervenção no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a derrota de Bolsonaro nas eleições presidenciais do ano passado.

Ainda nas conversas, a inteligência da Polícia Federal encontrou um ‘roteiro’ com instruções para que fosse instaurado um golpe após a vitória do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O documento incluía orientações para o afastamento de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a nomeação de um interventor.

Na última sexta-feira (30), o tenente-coronel do Exército depôs à PF pela sexta vez. A oitiva tratou das mensagens encontradas no celular e das invasões às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no último 8 de janeiro.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.