Ouvindo...

Após visita de ministros, Governo Federal vai manter equipes na região de ciclones

Até o momento 11 pessoas morreram e 10 estão desaparecidas, devido aos impactos do ciclone que atinge o Sul do Brasil

Ciclone extratropical deixou rastros de destruição em RS e SC

O Governo Federal anunciou que vai manter equipes nas cidades afetadas pelo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. Neste sábado (17), os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e o Secretário Nacional de assistência Social, André Quintão, sobrevoaram a região, com o governador gaúcho Eduardo Leite.

Até o momento 11 pessoas morreram e 10 estão desaparecidas, devido aos impactos da tempestade. Segundo André Quintão, o Governo Federal está fornecendo todo o apoio necessário para o atendimento as vítimas e a reconstrução das cidades.

“Infelizmente as chuvas trouxeram muitas perdas humanas, materiais, famílias desabrigadas. O Governo Federal, numa ação coordenada com estados e municípios, busca dar todo o apoio, num primeiro momento de forma emergencial para as famílias desabrigadas, desalojadas, e também num trabalho de reconstrução da infraestrutura dos municípios atingidos”, relata o secretário.

André Quintão destacou, ainda, que equipes técnicas nos ministérios vão permanecer nos locais afetados para fazer contato presencial com os municípios, que também vão receber orientações por meio de encontros virtuais.

“Nosso compromisso é o acolhimento necessário, alimentação, repasse de recursos financeiro para manutenção de alojamentos coletivos ou individuais, e também medidas no sentido de já iniciar esse processo de recuperação e reconstrução da infraestrutura. O governo Lula reitera o seu compromisso nesse momento de perda, de dor, de aflição, é fundamental a solidariedade efetiva e políticas públicas que apoiam aquelas regiões mais afetadas”.

Leia também:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.