O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, neste sábado (17), que vai aproveitar a visita ao Papa Francisco, no Vaticano, para convidá-lo a retornar ao Brasil. O petista pretende sugerir a participação do pontífice em uma edição do Círio de Nazaré, ocorrida anualmente em outubro, no Pará, para homenagear Nossa Senhora de Nazaré. Eles estarão juntos na segunda-feira (19)
“Quero convidá-lo para vir ao Brasil outra vez. Mas queria convidá-lo para ir à festa do Círio de Nazaré. Seria extraordinário que ele pudesse participar, no Pará, do Círio de Nazaré. Vou convidá-lo”, afirmou Lula, durante a entrega de casas populares em Abaetetuba, no interior paraense.
No fim de maio, Lula e Francisco conversaram por telefone. O presidente brasileiro aproveitou a oportunidade para cumprimentar o religioso
Lula e o papa estiveram juntos presencialmente pela última vez em fevereiro de 2020, no Vaticano. O pontífice viajou ao Brasil em 2013, para participar da edição daquele ano da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
COP 30 na mira
Depois de Abaetetuba, Lula cumprirá agendas em Belém. A cidade vai receber a edição de 2026 da COP,
“O governo federal estará 100% junto ao governador do Pará para que a gente possa fazer com que essa seja a melhor COP já realizada”, prometeu.
O petista vislumbrou a participação de lideranças de todas as regiões do globo. “Vamos mostrar a eles que somos um povo que sabe tratar as pessoas com respeito e decência. Vamos mostrar que o Pará é a terra do carimbó — e eles vão ter de aprender a dançar carimbó e comer açaí”, completou.