Ouvindo...

Depois de Carlos Viana, Reginaldo Lopes é alvo de golpe virtual

Parlamentar mineiro tem tido o nome utilizado por cidadãos que buscam informações a respeito de municípios do estado

O deputado federal Reginaldo Lopes, do PT mineiro

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) disse, neste sábado (17), que tem sido usado por golpistas que buscam vantagens indevidas junto a prefeituras mineiras. Ele relatou que pessoas têm se passado por ele ou por integrantes de seu gabinete para pedir informações a respeito de municípios.

É o segundo caso de golpes contra parlamentares mineiros ocorrido nesta semana. Há alguns dias, o senador Carlos Viana, do Podemos, teve o nome utilizado para enganar vereadores. Gilson Liboreiro (Cidadania), político de Sete Lagoas, acabou repassando R$ 480 à pessoa que fingia ser o senador.

No Twitter, Reginaldo Lopes prometeu tomar as providências contra os golpistas. “Se receberem alguma mensagem, me enviem, por favor. Vamos enviar todos os prints para a Polícia Legislativa”, prometeu.

“Nem eu e nem a minha equipe estamos solicitando qualquer coisa”, exclamou o petista.

Modus operandi

Na fraude contra Viana, o pretexto era uma suposta busca por viabilizar o transporte de alimentos e produtos de limpeza doados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Apae) de Sete Lagoas.

“Tivemos a oportunidade de indicar o município para ser contemplado. E precisamos que entrem em contato com o dr. Alberto Dias, e repasse a documentação necessária de uma associação, ONG, entidade, sindicato ou cooperativa para formalizar o material e receber o material”, disse o falso senador na mensagem.

Em seguida, ele envia o contato de Alberto Dias, que foi quem solicitou o dinheiro para o transporte. Curiosamente, Alberto e Dias são os nomes do meio do senador, cujo nome completo é Carlos Alberto Dias Viana.

Ao descrever a falsa doação, o golpista falava em repassar 900 cestas básicas, 350 litros de álcool em gel, 2 mil máscaras de tecido e duas toneladas de peixe tambaqui congelado.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.