Ouvindo...

CPMI tem 285 requerimentos na pauta da próxima sessão; saiba quem pode ser convocado

Deputados e senadores também pede compartilhamento de documentos que podem auxiliar no avanço das investigações

Próxima reunião da CPMI do 8 de Janeiro no Congresso está marcada para terça-feira

A Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) que investiga os atos violentos praticados por bolsonaristas no dia 8 de janeiro, em Brasília, vai apreciar, na próxima sessão, 285 requerimentos assinados pelos deputados e senadores integrantes dos órgãos colegiados. Mais de 600 já foram protocolados pelos parlamentares.

A próxima reunião está marcada para terça-feira (13), quando os parlamentares deverão votar pedidos de convite ao ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA) e outros 95 pedidos de convocação de diversas autoridades e testemunhas.

Dentre elas, estão:

  • Silvinei Vasques: ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal

  • Augusto Heleno: ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI)

  • Helcio Franco: coronel do Exército Brasileiro

  • Anderson Torres: ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-secretário de Justiça do Distrito Federal

  • Ailton Barros: ex-militar, citado em conversas sobre decretação de golpe de estado no país

  • George Washington de Oliveira Sousa: preso após planejar atentado no Aeroporto de Brasília

  • Fábio Augusto Vieira: ex-comandante da PM do Distrito Federal

  • Mauro Cid: tenente-coronel do Exército e ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro

  • Braga Netto: ex-ministro da Casa Civil

Veja mais: Confira, em vídeos, como foi a sessão do dia 6 de junho

Documentos

Além da convocação de autoridades e testemunhas, os integrantes da CPMI do 8 de janeiro também pedem que outros órgãos compartilhem documentos oficiais sobre o episódio.

O Requerimento 24, requer que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) encaminhe todos os alertas feitos a órgãos do governo federal sobre riscos de invasão e quebra-quebra relacionados às manifestações do dia 8 de janeiro. A Câmara e o Senado podem ser intimados a disponibilizar arquivos de imagens internas e externas das invasões naquela data.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal pode ter que compartilhar documentos obtidos pela CPI que investiga os Atos Antidemocráticos no Distrito Federal.

Outros órgãos citados nos requerimentos são:

  • Procuradoria-Geral da República (PGR)

  • Tribunal de Contas da União

  • Polícia Civil do Distrito Federal

  • Abin

  • GSI

  • Ministério da Defesa

  • Comando Militar do Planalto

  • Polícia Federal

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.