Ouvindo...

Ausência de secretária de Zema em reunião com professores gera mal-estar na Assembleia

Luísa Barreto, da pasta de Planejamento e Gestão, não participou de conferência sobre a política de carreiras da educação estadual; deputados devem visitá-la para tratar do tema

Luísa Barreto esteve na Assembleia nesta semana para conversar com servidores da segurança

A ausência da secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto, em uma audiência pública para debater a política de carreiras da educação estadual gerou críticas por parte da oposição ao governador Romeu Zema (Novo). O encontro, organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), aconteceu na quarta-feira (7). Agora, parlamentares se articulam para uma visita técnica a Luísa e, assim, poder levar demandas dos professores.

O debate sobre as carreiras do magistério foi pedido pela deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT). Convidada, Luísa Barreto enviou um ofício explicando à Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia que não poderia comparecer em virtude de compromissos previamente agendados.

Ao microfone, diante de professores que assistiam à sessão no auditório da Assembleia, Beatriz criticou a situação.

“Nós, da Comissão de Educação, continuaremos com essa atenção. Continuaremos convidando a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, que nos parece só dar a honra da presença nas audiências que se relacionam às pautas da segurança pública. (Nas audiências) das pautas da educação, não tivemos a honrosa presença da secretária”, disse.

A audiência destinada aos servidores da educação ocorreu dois dias após um encontro chamado para tratar de reivindicações das forças de segurança pública. Os agentes cobram 35,44% de recomposição inflacionária, mas ouviram de Luísa que, neste momento, o Executivo não tem espaço fiscal para conceder o reajuste — o que fez oficiais adotarem o regime de estrita legalidade.

Na audiência de quarta, a equipe de Zema foi representada por Paulo Henrique Rodrigues, superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da Secretaria de Educação. Ele afirmou que o governo cumpre as legislações referentes às carreiras do funcionalismo.

Procurado pela Itatiaia para comentar o caso, o líder do governo Zema na Assembleia Legislativa, Gustavo Valadares (PMN), defendeu Luísa Barreto.

“O governo é sensível a todas as solicitações e questões levantadas pelos parlamentares e pela população do Estado de Minas Gerais. Desta forma, envia representantes em todas as audiências públicas para ouvir e esclarecer as demandas que são apresentadas, mas devemos entender que não é possível os secretários irem a todas as comissões diariamente”, assinalou.

Governista endossa visita

A visita a Luísa Barreto foi pedida por seis deputados estaduais. Além de Beatriz Cerqueira, a lista tem Lohanna França, Professor Cleiton (ambos do PV) e os petistas Betão e Macaé Evaristo. O governista Cássio Soares (PSD), líder de um dos blocos parlamentares da base aliada a Zema, também assinou o requerimento pedindo a agenda.

“A carreira não é resolvida sozinha pela Secretaria de Educação; Toda essa pauta sobre carreiras e salários são centralizadas na Seplag”, disse Beatriz, à Itatiaia. “Que consigamos sair da situação absurda que a educação (de Minas Gerais) está vivendo. É a pior carreira da rede pública do país”, completou.

A reportagem também acionou o governo de Minas, que não ainda não respondeu à solicitação feita. Gustavo Valadares, por sua vez, explicou a estratégia adotada pelo Palácio Tiradentes no relacionamento com os parlamentares.

“O processo de governança envolve a distribuição de responsabilidades entre diferentes setores e autoridades e, portanto, o Governo busca atender a todas as demandas da Casa (a Assembleia) da melhor forma”, pontuou.

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.